FAQ

Porquê o Universo é feito de números?

Pitagoras disse: “Os princípios matemáticos são os princípios de todas as coisas”, em outras palavras, a estrutura base do “Ser” é matemática. Tudo, de alguma forma, pode ser explicado em termos matemáticos. São os princípios matemáticos que fazem as coisas como elas são, que as tornas distintas.

"Quando consegues quantificar aquilo de que falas, e expressá-lo numericamente, então sabes algo sobre o assunto; mas quando não o consegues quantificar, quando não o consegues expressar numericamente, o teu conhecimento sobre isso é vago e insatisfatório...". Lord Kelvin (1824-1907)
Em outras palavras: "Só o que é mensurável pode ser melhorado"

Qual a importância da metrologia = ciência do bem medir?

O conhecimento sobre o mundo que nos cerca e a capacidade de actuar sobre ele tomando decisões dependem em grande parte de nossa habilidade de fazer medições, ou seja, de quantificar atributos através de um processo de comparação com padrões. Sendo assim, medições estão na raiz do surgimento da própria civilização, permitindo organizar a sociedade, obter conhecimento sobre a natureza e actuar efectivamente sobre ela.

À medida que a sociedade cresce e se torna mais complexa, mais baseada em conhecimento sofisticado, maior fica a nossa dependência de medições. Desta forma, a qualidade das medições e a nossa confiança nelas são fundamentais, o que exige uma disciplina do conhecimento especificamente voltada a estas questões, a Metrologia.

Se Cristóvão Colombo tivesse tido apoio da Metrologia , concerteza ele tinha utilizado o perímetro da Terra (40.075km) em vez de 30.600 km, e não tinha falhado por quase 10.000km um Continente.
Ainda hoje demasiadas pessoas e Empresas consideram como correctas as medidas que têm, não utilizando a Metrologia para as comprovar, incorrendo em grandes erros e gastos.

O que é a metrologia?

A Metrologia é a ciência da medição e suas aplicações.
A metrologia compreende todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o domínio de aplicação.O objectivo directo da Metrologia é Medir, ou seja, determinar numericamente uma medida.

O que é a calibração?

Calibração é um conjunto de operações e medidas que estabelecem, em condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, ou os valores representados por um material de referência e os correspondentes valores obtidos da grandeza a medir.

Onde poderei calibrar os meus equipamentos?

Poderá calibrar os seus equipamentos no laboratório de calibrações EH Lab. Poderá contactar-nos ou em opção enviar uma lista dos mesmos, gama de calibração, de forma a que lhe seja enviada uma proposta para o serviço.

O que é a Verificação?

Conjunto de operações efectuadas por um organismo do Serviço Nacional de Metrologia Legal (ou por outro organismo autorizado) a fim de constatar e confirmar que o instrumento de medição satisfaz inteiramente as exigências regulamentares.

Porquê Calibrar?

Para eliminar desperdício por produção não conforme, ou com custos desajustados.Para conhecer o comportamento dos instrumentos.
Para garantir padrões de qualidade nos produtos fabricados.
Para garantir a rastreabilidade das medições.

Calibrar o quê?

Todos os instrumentos cuja exactidão tenha influência na qualidade dos resultados, quer na zona de produção, que em Laboratório.

Exemplos:
- Balanças produção/Laboratório
- Indicadores/controladores/Loops de temperatura
- Termómetros
- Estufas
- Indicadores/manómetros pressão
- Medidores de pH e Cloro livre
- Autoclaves
- Medidores de conductividade
- Medidores de caudal
- Etc.

O que é o EMA (Erro Máximo Admissivel) ou Critério de Aceitação?

São valores extremos do erro admitido pelas especificações, regulamentos, procedimentos, etc, relativos a um dado instrumento.
Define os valores máximos aceites parar o |Erro|+|Incerteza| do equipamento.

O que é o “erro”?

É a diferença algébrica entre o resultado da medição e o valor verdadeiro da grandeza medida, isto é, a diferença entre o valor indicado pelo equipamento sobre calibração e o valor padrão gerado.

O que é a Incerteza?

É o parâmetro não-negativo que caracteriza a dispersão dos valores da grandeza que são atribuídos à mensurada a partir das informações usadas.
Legislação associada: Norma Europeia EA-4/02

Que critérios de aceitação devo utilizar?

Depende essencialmente do uso destinado ao instrumento de medição, do ganho económico que se pretende obter e dos valores aceitáveis em que o equipamento está a funcionar.

Qual é a periodicidade de calibração para determinado instrumento de medição ou padrão?

Face ao retorno de ganho pretendido, comporta variáveis como as condições de utilização, a frequência de utilização, o risco associado, a deriva entre calibrações como modo correcta de definir a periodicidade adequada e controlar a adequabilidade da mesma.

Como devo identificar os meus equipamentos?

Os equipamento devem ser identificados através de código (nº de série ou não) de forma a que não seja confundivel com outro equipamento similar. Esta identificação deve estar visível através de uma etiqueta, onde poderão também estar identificada a gama de funcionamento do equipamento, resolução, no de serie, código.
Junto do equipamento também deve ser colocada uma etiqueta para identificar a ultima e a próxima calibração.

O que são selos de calibração / conformidade?

Os selos de calibração / conformidade, são etiquetas que identificam o estado de conformidade de um determinado do equipamento, isto é, se este está ou não a indicar valores dentro do Critério de Aceitação previamente estabelecido. Usualmente indica se o equipamento esta “Aprovado” ou “Rejeitado”, sendo que os identificados com “Rejeitados” devem ser postos fora de funcionamento até correcção.
O selo de calibração / conformidade deve identificar inequivocamente o equipamento a que se refere.

Tem mais dúvidas?

Contacte-nos pelo email This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

end faq